Indígena Ysani Kalapalo denuncia revista Época

Por Ananda Ribeiro/GNI

 

A indígena Ysani Kalapalo, de 27 anos, publicou um vídeo em seu canal no YouTube denunciando a reportagem da Revista Época por entrar na aldeia Kamayurá, no Xingu, sem autorização – informação que ela está averiguando com um coordenador da FUNAI. O objetivo da revista foi buscar informações sobre Lulu Kamayurá, filha da Ministra Damares Alves. Ysani afirma que a visita dos repórteres causou conflitos familiares entre uma outra jovem indígena, Kanhú Kamayurá, e sua família na aldeia. Kanhú está morando em Brasília com os pais e os irmãos para se tratar de uma doença rara e falou sobre o assunto no vídeo publicado por Ysani.

“Não se deixem levar por essas postagens distorcidas”, disse Kanhú. “Venham procurar as pessoas que realmente trabalham com isso, venham falar com a gente para que a gente possa contar nossa história. Eu sou uma sobrevivente, eu quero contar minha história para todo mundo, eu não quero que as pessoas achem que a Damares ou a ATINI foram lá e me sequestraram Eu estou aqui porque meus pais pediram ajuda. Eu quero ir lá ajudar o meu povo e outras crianças indígenas deficientes que estão passando por isso”, completou.

Ysani afirma que a reportagem da Revista Época “quer dizer que a ministra Damares Alves sequestrava crianças indígenas, mas na verdade não! Ela salvou vidas e salvou muito!”. No vídeo, a jovem também orienta a imprensa: “Se informe, pegue depoimento dos sobreviventes antes de fazer uma matéria como essa. Eu sei que a intenção de vocês é destruir o governo atual, mas não é na mentira que vocês vão destruir, não. Porque já estamos cientes disso. Eu, como indígena, já estou ciente do que vocês são capazes. Peguem o depoimento dos sobreviventes!”.

Além do depoimento de Kanhú Kamayurá, Ysani Kalapalo também exibe uma fala da indígena Hakani Suruwahá, cuja história já foi citada em diversos veículos na imprensa, impressos e televisivos – como o programa Fantástico. Nesse depoimento, Hakani questiona a grande mídia. “Por que vocês perseguem os anjos, como a Damares, que salvam as crianças, ein? Por que vocês ficam perseguindo as pessoas, ein? As pessoas boas que me salvaram, que me ajudaram e vocês ficam perseguindo, ein? Mas eu sobrevivi”. Hakani também questionou a imprensa: “Por quê não falaram comigo? Eu estou bem aqui! Eu estou viva! Tinham que falar comigo e não com vocês mesmos”, afirmou.

 

Repercussão

Em sua conta no Tweeter, a escritora Daniela Abade comentou a reportagem da Época. “Amanhã vcs tudo comprem a @RevistaEpoca porque se esse país for minimamente decente e as instituições (cof cof) ainda funcionarem, vai ter menos um ministro no governo Biroliro. E se não tiver, é caso pra sanção internacional”, disse. Ysani, entretanto, alertou: “Peguem depoimentos das pessoas que ela (Damares) salvou, das crianças que ela salvou, antes de espalhar qualquer notícia difamatória contra a Ministra Damares Alves”.

Veja o vídeo completo de Ysani Kalapalo no clicando aqui.

 

Leia mais na reportagem “A Verdadeira História de Lulu Kamayurá”.