A redação

No último domingo (13) o programa televisivo “Fantástico”, da Rede Globo, exibiu uma reportagem onde apresentou um perfil da Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves. A reportagem fala sobre o envolvimento de Damares na ONG ATINI – Voz Pela Vida e cita que “a entidade que Damares criou responde à três ações movidas pelo Ministério Público Federal (MPF), uma delas por sequestro de índios, o que Damares nega”. Segundo a reportagem, “a ATINI afirmou em nota que jamais cometou qualquer ato ilícito”.

Em resposta à acusação citada pelo Fantástico a jovem Hakani, indígena Suruwahá, gravou um vídeo onde afirma que “Não é sequestro de crianças”. “Vocês falam que é sequestro, mas na verdade é salvar crianças, é salvar vidas!”, ela disse. A jovem também questionou o programa por não a ter procurado para entrevista. “Tinham que falar comigo, eu estou viva! Tinham que falar comigo, não com vocês mesmos!”, afirmou Hakani.

A fala completa da jovem Suruwahá você lê aqui:

“Olá, Fantástico! Meu nome era Hakani. Eu nasci na tribo Suruwará e eu sobrevi.
Por que vocês perseguem os anjos, como a Damares, que salvam as crianças, ein? Por que vocês ficam perseguindo as pessoas, ein? As pessoas boas que me salvaram, que me ajudaram e vocês ficam perseguindo, ein? Mas eu sobrevivi! Eu sou a menina do filme que vocês vão mostrar. Por quê não falaram comigo? Eu estou bem aqui! Eu estou viva! Tinham que falar comigo, eu estou viva! Tinham que falar comigo, não com vocês mesmos!

Para vocês eu sou invisível, mas na verdade eu quero dizer que eu existo, eu estou aqui neste mundo. Meus pais tiveram que sair do Brasil para eu ter mais chance de viver neste mundo. E eu estou vivendo em um lugar muito longe e muito fantástico! Vocês falam que é sequestro, mas na verdade é salvar crianças, é salvar vidas! Não é sequestro de crianças, tá?

Fantástico, o show da vida, e eu ainda estou aqui: VIVA!”

(Depoimento de Hakani Suruwahá em resposta à reportagem exibida pelo Fantástico no domingo, 13 de janeiro de 2019, sobre a Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.)